O experimento de Eratóstenes
O experimento de Eratóstenes
Quem foi Eratóstenes:
Eratóstenes de Cirene foi um polímata considerado o "Pai da Geografia" que trabalhou na Biblioteca de Alexandria, que viveu em torno de 200 a.C e que formulou várias teorias e fez experimentos, por exemplo, incrementou argumentos e aspectos na teoria dos quatro elementos criada por Empédocles de Agrigento e fez o tal experimento que será citado nessa postagem.
Objetivo do experimento:
Esse experimento foi feito para dar a medida da circunferência da Terra pois na época já se sabia que ela era esférica, entretanto, não se sabia seu tamanho, algo que é essencial para navegantes pois ajuda a saber a quantidade de comida necessária para as viagens.
Como ele fez esse experimento:
Nesse experimento, Eratóstenes encontrara um documento que dizia que no meio-dia do solstício de Verão em Siena, atualmente chamada de Assuan, um poço ficava totalmente iluminado pelo Sol. Com isso, ele resolveu tentar medir a circunferência da Terra, ele só precisava saber a distância entre Syena e Alexandria e o ângulo da sombra do Sol em Alexandria no meio-dia do solstício de Verão.
Para isso, contratou bematistas, pessoas que eram especializadas em medir distâncias naquela época, para medir a distância entre Siena e Alexandria, o que deu em torno de 800 quilômetros, e mediu o ângulo da sombra do Sol em Alexandria no meio-dia do solstício de Verão, que deu 7,2°. Com esse resultados, ele fez as contas e chegou em um resultado próximo de 39.700 quilômetros uma quantia muito perto da orginal, que é de cerca de 40.008 quilômetros tendo ele errado por pouco, uma dessas causas pode ter sido a diferença de latitude entre as cidades. Para esse experimento dar certo, foi necessário considerar, principalmente, que:
(I) O Sol está muito distante da Terra e se comporta como um ponto luminoso.
(II) Os raios luminosos do Sol se deslocam em linha reta.
(II) Os raios solares que chegam na superfície da Terra são paralelos.
Fontes:
http://segundocientista.blogspot.com/2024/02/forma-e-estrutura-do-nosso-planeta.html
Comentários
Postar um comentário